Conscientizar para prevenir acidentes

 

 

 

Durante a SIPAT, várias palestras trataram sobre diversos aspectos da segurança e saúde dos colaboradores.  No dia 20/11, o tecnólogo em segurança no trabalho, Luiz Costa, falou sobre equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e equipamentos de proteção individual (EPIs). Ele ressalta os principais fatores que causam acidentes. “O excesso de velocidade, o imediatismo, as tentativas de se reduzir gastos e, principalmente, a improvisação. Cumprir as normas estipuladas sempre traz um retorno financeiro maior do que utilizar equipamentos inapropriados e de forma inadequada”.

No encerramento da SIPAT foram apresentadas iniciativas para melhorar as condições trabalhistas de todos os colaboradores.  Kátia Magalhães, proprietária da KCM Consultoria Organizacional, expôs sobre o programa japonês utilizado para reestruturar o país após a 2ª Guerra Mundial, o “5S”, e que promoverá uma mudança de comportamento em relação ao comprometimento na organização do ambiente de trabalho.

Ele baseia-se em 5 princípios que, em português, significam senso de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina. Estes, colocados em prática, tornarão o ambiente de trabalho mais seguro, saudável, limpo e consequentemente, mais produtivo, além de prevenir acidentes ocasionais e ocupacionais da atividade laboral. A programação da SIPAT encerrou com um agradável coffee-break ofertados a todos os colaboradores da Premac.

A Sipat 2013 terminou com saldo muito positivo:  sensibilizou os colaboradores sobre a importância de boas práticas no ambiente de profissional. “Aprendi muita coisa e ainda estou aprendendo. Nós temos que melhorar bastante. A falta de atenção é o que mais provoca acidentes. Tem que ter cuidado. Fazer as coisas com pressa não adianta, tem que ter calma”, contou Rosivaldo Pereira Ribeiro, 29 anos, ferreiro há quase oito na Premac.            

Rodovia Br 316, Rua Pedreirinha nº777 - Guanabara - Ananindeua - PA Televendas: 91-3204-5678 - Fax: 3204-5661