Produtos

Lajes Pré-Moldadas

Lajes são estruturas laminares utilizadas como cobertura, forro ou piso em uma edificação. A Premac fabrica quatro tipos, de acordo com o tipo de obra:

 Volterrana ou Comum – Apresenta inúmeras vantagens: Redução de material, redução de mão de obra e rapidez por um baixo custo. Segundo a norma da ABNT, as Vigotas Pré-Moldadas Volterranas são constituídas por concreto estrutural, executada industrialmente fora do local de utilização definitivo da estrutura, ou mesmo em canteiros de obras, sob rigorosas condições de controle de qualidade. Englobam total ou parcialmente a armadura inferior de tração, integrando parcialmente a seção de concreto da nervura longitudinal.

Muito conhecida e comercializada devido seu baixo custo e rápida instalação, a laje Volterrana é composta por vigotas pré-moldada em concreto vibrado (o que evita bolhas de ar dentro da vigota), com atracação interna na ferragem, tendo um formato em “T”, o que possibilita o encaixe de blocos cerâmicos ou EPS (isopor, elementos de preenchimento que compõe a laje).

A maior utilização se dá em várias obras já que as mesmas utilizam vãos em média de até 4,50 m com sobrecarga para até 500 Kg/m2.  

Treliçada – É um produto leve e de fácil manuseio por permitir instalações elétricas sem aumentar a espessura da laje. Elimina também formas de reduzir os escoramentos, o consumo e a perda de aço na obra, o que promove uma perfeita aderência entre a vigota treliçada e o concreto de capeamento.

As vigotas treliçadas são bastante resistentes, facilitando assim a estocagem e ainda adapta-se a qualquer sistema construtivo, como a estrutura de concreto armado, alvenaria estrutural, metálica e etc. Podem ser subdividas em dois tipos:

 

  1. Unidirecional – Pode ser utilizada em qualquer tipo de construção. É de fácil manuseio e não requer mão de obra especializada. Reduz a quantidade de escoramento (cimbramento). Vence pequenos e grandes vãos e suportam grandes cargas, reduzindo a quantidade de vigas e colunas do sistema convencional de uma obra. Permite distribuição de alvenaria sobre a laje, execução de hidráulica e elétrica embutidos na laje, reduzindo o custo na aquisição de forro falso e rebaixos. Elimina a incidência de uma estrutura monolítica. Pode ser preenchido com EPS ou cerâmica.
  1. Bidirecional – Utiliza EPS (isopor) como preenchimento. Isso permite maior rapidez na montagem, economia de concreto e redução de peso próprio, permitindo mais versatilidade à criatividade de arquitetos e engenheiros na execução de projetos arrojados residenciais, comerciais e industriais.

Laje Minipainel (também conhecida como Pré-laje)– A característica básica que é o formato de minipainel, com 33 cm de espessura. Elimina 100% de formas em relação à maciça. Dispensa revestimento inferior, é muito resistente, permite a distribuição de paredes sobre a laje, permite também a execução de lajes armadas em duas direções. A montagem é totalmente manual e em alguns casos, pode-se até eliminar as escoras.

Rodovia Br 316, Rua Pedreirinha nº777 - Guanabara - Ananindeua - PA Televendas: 91-3204-5678 - Fax: 3204-5661