Premac - Lajes Pré-Moldada

Lajes Premac

Nivelamento


O nivelamento das vigas de apoio da laje de acordo com o projeto estrutural é primordial para o inicío de uma montagem correta e distribuição uniforme de cargas sobre a estrututura.

Escoramento

Esta é a primeira providência e uma das etapas mais importantes na execução de sua laje pre-moldada. Deve ser feito antes da colocação das vigotas, apoiado em base firme de preferência no contrapiso e sob escoras. Utilize pedaços de tábua para uma melhor distribuição no solo. Nunca deixar vão a partir de 1,40m sem linha de escora, respeitando a contra-flexa orientada pelo projeto fornecido pela PREMAC juntamente com o material.

Contra-flexe

É utilizada como um recurso para compensar as indesejáveis deformações devido a ação das cargas nas lajes. Deve ser aplicada na fase de execução do escoramento de acordo com o projeto de montagem da laje ou das medidas de contra-flexas aplicadas, indicadas no projeto fornecido pela PREMAC.

Montagem da laje

 

Distribua as vigas de cada vão de acordo com o tamanho e o sentido indicado na planta de montagem que acompanha o material.

É necessário que estas vigas apoiem no mínimo 6cm sobre as paredes. Inicie a montagem com o elemento intermediário (cerâmico ou EPS ) junto das extremidades e prossiga colocando uma viga a cada intervalo. Esteja atento para não deixar folgas e mantenha a distribuição no esquadro.

Após o termino da montagem, marque os pontos de luz com a colocação da peça pré-moldada para o ponto de energia, fabricação exclusiva da PREMAC, que substitui uma peça de cerâmica, e se EPS, coloca-se a caixa de ponto de luz cortando o EPS no local exato.  Atenção para não caminhar diretamente sobre as lajotas. Utilize tábuas para transitar sobre a laje até a concretagem, a fim de evitar acidentes, quebras e desperdícios indesejáveis.

Nervura de travamento

Para assegurar maior estabilidade na sua laje e reduzir o efeito das deformações, é necessário a execução de nervuras transversais  sempre que haja cargas concentradas a distribuir, ou seja, paredes ou quando o vão for superior a 4,0m, exigindo-se duas nervuras se o  vão ultrapassar a 6,0m. A nervura de travamento, quando necessária, estará devidamente indicada no projeto de montagem.

Armadura de distribuição

Deve ser utilizada em todas as lajes. A ferragem deve ser distribuída no sentido transversal às vigotas com ferros na bitola minima 4.2 espaçadas no máximo a cada 23cm ou 5.0 espaçadas no máximo a cada 30cm. Esta armadura é importante pois distribui a carga sobre a laje e evita fissuras na capa de concreto.

Armadura Negativa


A ferragem negativa deve ser distribuída no mesmo sentido das vigas e utilizada para garantir o apoio das vigas tanto nas laterais como nos apoios intermediários formando a continuidade nos encontros das vigas. Deve ser utilizada sempre que houver cargas concentradas ou balanços na laje, sempre de acordo com o projeto fornecido pela PREMAC junto com o material

Concretagem

  

É importante destacar que só deve ser retirado o escoramento 21 dias após da concretagem!

Sempre que possível faça a concretagem das vigas da estrutura juntamente com a Laje.

Molhar bastante a laje já montada, antes e depois do lançamento do concreto para evitar que as peças absorvam a água do concreto. Utilize o traço recomendado ou com o FCK indicado no projeto  de execução e montagem da laje.

Espalhe bem o concreto preenchendo todos os espaços vazios, principalmente nos encontros entre as vigas e lajotas garantindo a solidez do conjunto, utilizando sempre moto vibradores. Após o  capeamento realizado, molhe bem a laje durante cinco dias efetuando assim, a cura hidratada do concreto com risco menor de fissura por retração no concreto.

Rodovia Br 316, Rua Pedreirinha nº777 - Guanabara - Ananindeua - PA Televendas: 91-3204-5678 - Fax: 3204-5661