Lajes-premac com EPS

Transporte e Armazenamento

  

O transporte deverá acontecer levando em conta o cuidado para evitar quebras e desgastes nas lajes que são peças de concreto passíveis de quebraduras e deterioração por contato abrasivo. Já as peças de EPS deverão estar protegidas contra os efeitos do sol e calor, mantendo-se o abrigo quanto a chuvas e ventos, a fim de que as variações de climas e atrito não alterem as condições de soldabilidade das peças.

Escoramento e Montagem

  

Siga todos os passos do projeto desenvolvido pela PREMAC para a confecção da sua laje e lembre-se que o projeto da laje, (obrigatório pela ABNT NBR-14859/02), é essencial para a montagem da laje para o arquivo da obra. Independente do tamanho da sua obra.

No projeto devem conter:

A altura ideal do EPS, os detalhamentos sobre o escoramento, espaçamento entre as escoras e o tempo que a laje deverá permanecer escorada. É importante lembrar que, devido ao seu baixo peso , a laje com EPS permite um escoramento  mais espaçado, com isso economizando tempo e material. Importante: nunca é demais lembrar que uma montagem bem feita é garantia de uma laje segura, evitando acidentes com operários e deformações na laje. Siga a risca as informações PREMAC abaixo:

A. Ao iniciar a montagem , com a lajota de EPS (próximo de parede/viga), a lajota deve ser bem encaixada nas vigotas. Lembrando que é preciso conferir os encaixes nas pontas e também no meio da vigota.Isso evitará que o EPS desça com a concretagem.

  

B. Não corte o EPS sobre a laje, pois os pedaços que sobram podem cair nas formas das vigas e dos pilares.

C. Recomenda-se não pisar sobre o EPS menor que 120mm. Neste caso use tábuas como passarela, apoiada sobre as vigotas, para fazer a montagem da laje.

D. Não deixe espaço entre as lajotas para que não ocorra perdas de nata de cimento na concretagem.

Hidráulica e Elétrica

Para cortar o EPS pode-se usar uma lâmina estilete, serra tico-tico, ou soprador térmico.Lembramos que o EPS é um material retardante à chama, ou seja, em caso de incêndio, as lajotas de EPS não propagam fogo.

As passagens de tubulações hidráulicas e elétricas podem ser feitas entre as EPS e também entre as nervuras de travamentos, lembrando que as tubulações sempre devem atravessar as nervuras em sentido transversal.

  

Concretagem

O processo de concretagem das lajes com EPS é basicamente o mesmo indicado para as lajes convencionais .Porém quatros cuidados especiais devem ser levados em conta

A. O concreto deve ser o especificado no projeto da sua laje PREMAC, visando evitar que ao espalhar, ele venha a criar bolhas e não venha a ficar uniforme entre as vigas.

B. Concreto deve ser lançado a uma altura máxima de 15 cm,pois um jato lançado de maior altura pode danificar o EPS da sua laje PREMAC

C. Para lajotas com espessura menor que 90 cm , o correto é que se espalhe aos poucos e uniformente

D. Nunca se deve despejar a massa de concretagem num só lugar, nem mesmo sobre tábua ou maderite, o que certamente causaria deformidades as lajotas de EPS PREMAC, bem como nas vigas treliçadas e escoramento

Revestimento

A. As lajes PREMAC com EPS, por sua superfície bastante regular permitem um revestimento mais delgado, economizando com isso argamassa  ou gesso e mão de obra.

Obs. Devido as lajotas cerâmicas não apresentarem medidas padronizadas e constantes , há um gasto maior de concreto na capa da laje e da argamassa para revestimento inferior.

B. Chapisco para reboco: O procedimento é semelhante ao da aplicação de reboco em blocos cerâmicos.Porém para que a aderência da argamassa com EPS seja perfeita  é necessária que se coloque um aditivo no traço do chapisco, conforme especificado no rótulo do aditivo. O chapisco deve ter uma espessuara um pouco maior que a convencional para evitar fissuras na argamassa.

C. Com a massa mais mole é possível aplicar o chapisco com um rolo de textura , lembrando que o rolo deve ser passado somente em um sentido

Gesso-Cola

O gesso cola pode ser aplicado diretamente sobre o EPS da sua laje PREMAC, bastando pintar a superfície antes com água e cola branca.  Deve ser usada uma mistura na proporção de 7 litros de água para 1 kg de cola branca , a aplicação do gesso pode ser feita logo em seguida a aplicação.

Rodovia Br 316, Rua Pedreirinha nº777 - Guanabara - Ananindeua - PA Televendas: 91-3204-5678 - Fax: 3204-5661